Atualização do Conteúdo dos Manuais Técnicos para Atender o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) elaborou e editou, a partir 1990, cerca de 30 (trinta)publicações com a finalidade de orientar os órgãos, técnicos e agentes que atuam no Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC). Estas publicações encontravam-se desalinhadas ao paradigma da prevenção adotado nos estudos de gestão de risco,que deixou de focar suas ações apenas na resposta.

Assim, a consultoria foi contratada a fim de revisar e atualizar estas publicações, alinhando-as com as campanhas lançadas pela ONU, denominadas “Decênio Internacional para a Redução dos Desastres Naturais – 1990 a 2000” e “Construindo a Resiliência das Nações e das Comunidades aos Desastres (Marco de Ação de Hyogo para o decênio 2005-2015)”, e a “Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNDC” (lei nº 12.608/2012).

Outras atividades realizadas foram: análise crítica do conteúdo das publicações originais; visitas técnicas;e entrevistas com os agentes de proteção e defesa civil para avaliar as demandas e expectativas em relação à reformulação dos Manuais de Defesa Civil.

Ao final do projeto foram elaborados três manuais, um guia e um glossário, a saber: manual de Proteção e Defesa Civil: POLÍTICA E INSTITUIÇÕES; manual de Proteção e Defesa Civil: RISCO DE DESASTRES; manual de Proteção e Defesa Civil: GESTÃO DO RISCO DE DESASTRES;GUIA PARA ATORES LOCAIS; GLOSSÁRIO.

Cliente: Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) | Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MI)

Financiado por: Banco Mundial

Consórcio: GITEC Brasil | GITEC GmbH | CODEX Remote

Data do Projeto: 12/2015 -12/2017