Avaliação de Riscos e Vulnerabilidade / Gestão de Risco de Desastre e Crise - Planos de Resiliência do Clima para 4 Destinos Turísticos Emergentes de Belize

O setor de turismo de Belize é vulnerável a desastres naturais e aos impactos da mudança do clima. Uma das principais conclusões do perfil de risco da mudança do clima para Belize é que o investimento econômico e os meios de subsistência na zona costeira, especialmente aqueles relacionados ao turismo, estão em risco de furacões e tempestades tropicais. A degradação da integridade física de florestas críticas, de ambientes marinhos, costeiros e de água doce resulta em perda potencial de produtos turísticos, limitando a competitividade do setor.

O projeto, que teve duração de 12 (doze) meses, esteve focado na redução da vulnerabilidade a riscos naturais nos Distritos de Corozal e de Toledo, na Vila Caye Caulker e na área protegida de Mountain Pine Ridge, transformando esses locais em destinos turísticos resilientes ao clima. Neste projeto, a GITEC Brasil apoiou a elaboração dos Planos Locais de Gestão de Crises para o setor de turismo nos quatro destinos, organizou e moderou reuniões com atores do projeto em nível nacional e local, e realizou visitas técnicas.

Cliente: GITEC-IGIP GmbH à serviço do Ministério de Turismo e Aviação Civil de Belize e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Consórcio: GITEC Brasil

Data do Projeto: 10/2019 - 11/2019