Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS)

O projeto estabelece o Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS), uma ferramenta de apoio ao planejamento e ordenamento territorial do estado. O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) corresponde a um instrumento eficiente para informar à sociedade e aos empresários sobre as peculiaridades, vulnerabilidades e potencialidades de cada região (“zona”) do Rio Grande do Sul e seus requisitos ambientais.

O zoneamento contribui para as ferramentas de gestão usando critérios técnicos para desenvolver novos procedimentos para a análise de projetos. O estabelecimento de procedimentos novos e claros para a avaliação de processos garante informações suficientes para os empreendedores lidarem com demandas inesperadas, criando assim um ambiente favorável para novos empreendimentos de desenvolvimento sustentável na região.

Espera-se que instrumentos como o ZEE ajudem a reduzir os conflitos e apoiem a elaboração de políticas públicas.Os instrumentos de gestão ambiental a nível estadual podem resolver os“gargalos” operacionais que costumam impedir o desenvolvimento econômico do Estado, e pouco contribuem com a conservação e proteção ambiental.

Cliente: Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) do Estado do Rio Grande do Sul

Financiado por: Banco Mundial

Consórcio: GITEC GmbH | GITEC Brasil | CODEX Remote | AQUAPLAN

Data do Projeto: 03/2016 - 05/2019